domingo, agosto 19, 2012

Só não espere tanto


Desde que percebi que a minha vida nunca caminhou para a mesma direção que todo mundo, venho me culpado, sentindo pena e odiando como a vida ficou diferente do que esperava. Todo mundo quando entra na adolescência faz planos de como quer ser daqui à 5 anos, quando que vai dar o primeiro beijo, quando que vai ter o primeiro namorado, como ele vai ser, como os 18 anos serão inesquecíveis e que quando finalmente chegasse aos 20 a vida estaria "estável" emocionalmente, com o próprio veiculo, morando em alguma "república" para curtir intensamente a vida universitária.

Agora olha quantas coisas dessas realmente aconteceram? Comumente me pego pensando que não gosto de envelhecer, como a maioria das pessoas. Já estou na porta para os 20 anos e praticamente nada do que eu planejei aconteceu. Ai estão só alguns exemplos ilustrativos, alguns aconteceram e outros não, outros aconteceram mas não da maneira como esperava. Mas o que eu realmente percebi pelo fato de tanta gente reclamar de estar ficando velho, não é somente ter que assumir responsabilidades, é perceber que você nunca será e nunca terá tudo que planejou. O que doí não é envelhecer, é ver seus planos desabarem.

É inevitável fazer planos pro futuro, mas digamos que com tanta frustração a gente começa a ficar mais pé no chão e não espera mais o surreal acontecer. Chega um ponto que a gente já não planeja quase nada, mas  sempre resta uma fagulha de esperança no coração que algum dia que podia não ser muito longe, as coisas começaram a dar certo nem que seja um pouquinho.

Não sou adepta a clichês e falsos otimismos, mas hoje finalmente percebi que talvez, só talvez ainda não esteja no tempo certo das coisas acontecerem. Por mais que seja doloroso admitir, mas tenho que aceitar o fato que muitas coisas não podem ser forçadas, as coisas que valem a pena não começam de maneira fácil e rápida. Não que tudo tenha que ser árduo e demorado, mas só o tempo mostra o que vale a pena e o que é descartável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário